A obesidade atingiu proporções epidêmicas em muitos países pelo mundo. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o número de pessoas obesas continua a aumentar. De fato, 30% dos adultos acima de 20 anos de idade – mais de 60 milhões de pessoas – são obesos, o que significa que têm 30 quilos de excesso de peso e têm um IMC, ou índice de massa corporal (uma medida de gordura corporal), superior a 30 .

A obesidade está em ascensão

Um dos objetivos do Ministério da Saúde é reduzir a obesidade entre adultos nos próximos anos. No entanto, dados atuais sugerem que a situação está piorando. Devido ao aumento das taxas de obesidade infantil, a expectativa de vida para o brasileiro médio, por exemplo, pode diminuir de dois a cinco anos nas próximas décadas, a menos que sejam feitos grandes esforços para diminuir as taxas crescentes de obesidade.

Além disso, a obesidade é um fator de risco para doenças cardíacas e outras complicações graves da saúde:

  • A obesidade é um fator de risco para diabetes tipo 2, pressão alta e colesterol alto. Ter esses distúrbios ao mesmo tempo é uma condição chamada síndrome metabólica, que pode levar a um risco aumentado de doenças cardíacas e renais.
  • A pressão alta, um fator de risco para doenças cardíacas, é duas vezes mais comum em adultos obesos do que naqueles com peso saudável.
  • A obesidade também pode levar à artrite, causada pelo estresse nas articulações.

Um provável gatilho para doenças cardíacas

Obesidade, colesterol alto e pressão alta são um agrupamento comum de fatores de risco para pessoas com doenças cardíacas. O gerenciamento de todos esses fatores de risco ajudará a reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame.

O que você pode fazer hoje?

Nos EUA por exemplo, o sobrepeso e obesidade juntos representam a causa número dois evitável de morte, perdendo apenas para o cigarro.

Há muitas coisas que você pode fazer para controlar seu peso e ajudar a gerenciar seu risco de doença cardíaca:

  • Desenvolva uma dieta e um plano de exercícios que você considere realistas e que possa manter.
  • Converse com seu médico sobre medicamentos que podem ajudar a controlar seus fatores de risco para doenças cardíacas. Se você estiver tomando medicamentos, tome-os exatamente como indicado e pelo tempo que o seu médico recomendar.
  • Resolva tornar este ano um ano mais saudável: estabeleça uma meta de perda de peso e cumpra-a.

Espero que tenha gostado do artigo, e lembrem-se de cuidar bem da sua alimentação, ela faz parte de manter a sua saúde e evitar doenças relacionadas ao coração, como lemos nesse post, bem como outros males que comprometem a nossa vida.

Um grande abraço.

Equipe PPPV

BAIXE GRÁTIS o E-book 30 Receitas Low Carb Fáceis de Fazer

30 receitas deliciosas e práticas pra te ajudar a perder peso

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *