Se você está no seu peso ideal ou se esforça para atingir sua meta de peso, e se pergunta se ser saudável é simplesmente uma questão de queimar mais calorias do que você ingere, a resposta que sugerimos, é não!

A melhoria geral da saúde corporal, bem como o ganho ou perda de peso, devem ser levados em consideração na equação ou você pode estar se encaminhando para problemas. A nutrição correta pode ajudar a reduzir o risco de diversos problemas relacionados à saúde, os mais assustadores dos quais certamente são doenças cardíacas e câncer.

A nutrição adequada, no entanto, implica comer muitos alimentos diferentes, monitorar o consumo de alguns itens de alimentos e bebidas e contar calorias. Boas dietas oferecem nutrição equilibrada que reduz o colesterol, a pressão sanguínea e ajuda no controle do peso.

Para funcionar corretamente, seu corpo deve ter a combinação correta de nutrientes:

Carboidratos – Eles são a principal fonte de munição em sua dieta. O corpo usa carboidratos para criar glicose, que pode ser usada imediatamente ou armazenada em seu corpo para mais tarde. Muita glicose, no entanto, é armazenada como gordura. Existem dois tipos de carboidratos – simples e complexos. Os açúcares são carboidratos simples. Amidos e fibras são carboidratos complexos.

Proteínas – As proteínas ajudam seu corpo a construir e manter músculos e outros tecidos. Eles também funcionam na criação de hormônios. Como carboidratos, o excesso de proteína é armazenado como gordura. Animal e vegetal são os dois principais tipos de proteínas. Muita proteína animal pode causar colesterol alto, pois é rico em gordura saturada.

Gordura – Por mais estranho que possa parecer; a gordura é outro nutriente que seu corpo necessita. Ele vem em formas saturadas e insaturadas. A gordura saturada coloca você em risco de problemas de saúde. A gordura não saturada é saudável, mas se passar por qualquer tipo de processo de refinamento, pode se tornar gordura saturada.

Vitaminas -Estes também são nutrientes necessários. Vitaminas diferentes realizam diferentes tarefas dentro do corpo. Eles podem trabalhar com o metabolismo para ajudar com os níveis de energia para qualquer tarefa que você possa imaginar e que precisa que seu corpo realize. Também foi observado que certas vitaminas podem prevenir doenças. Por exemplo, as vitaminas A, C e E, também chamadas de antioxidantes, podem ajudar na prevenção de doenças das artérias coronárias, impedindo a ocorrência de acúmulo nas paredes das artérias. A vitamina B-1 é necessária para a digestão e o funcionamento adequado do sistema nervoso. A vitamina B-2 é necessária para o crescimento celular normal. A vitamina B-3 ajuda a desintoxicar seu corpo. O ácido fólico auxilia na produção de glóbulos vermelhos. A vitamina D auxilia na absorção de cálcio. A vitamina K ajuda a coagular o sangue.

Minerais e oligoelementos – Estes são outros nutrientes que seu corpo necessita. Ambos são usados em muitos processos corporais diferentes. Minerais como o cloreto ajudam a fazer seus sucos digestivos. O fósforo ajuda a construir ossos fortes. Ambos podem ser encontrados nos alimentos que consumimos, mas com um oligoelemento, seu corpo precisa apenas de uma pequena quantidade. O sal é um nutriente final que seu corpo necessita. Porém, você não deve consumir mais de 2400 miligramas por dia, pois isso pode aumentar sua pressão arterial.

Você deve seguir várias diretrizes para criar uma dieta nutricional bem equilibrada. Primeiro, tente consumir duas e xícaras meia de legumes e duas xícaras de frutas por dia. Ao fazer suas seleções para cada dia, escolha uma boa variedade. Um bom guia é comer o maior número possível de cores, isso ajudará você a escolher entre os cinco subgrupos de vegetais pelo menos quatro vezes por semana.

Você deve procurar consumir mais produtos integrais todos os dias. Pelo menos metade da ingestão de grãos deve ser baseada em grãos integrais. O leite também deve fazer parte de uma dieta saudável. Consuma leite com baixo teor de gordura ou produtos lácteos diariamente. Sua ingestão total de gordura deve ser apenas entre dez e trinta por cento de suas calorias. A maioria das gorduras que você consome deve estar na forma de gorduras insaturadas, pois as gorduras saturadas podem prejudicar e muiro a sua saúde. Carne, aves, feijões secos e leite ou derivados devem ser magros, com pouca gordura ou sem gordura. Menos de dez por cento de suas calorias devem provir de gorduras saturadas e você deve sempre tentar evitar o ácido graxo trans.

 

Frutas, vegetais e grãos integrais ricos em fibras devem fazer parte regular da sua dieta, assim como os alimentos ricos em potássio. Bebidas alcoólicas devem ser consumidas apenas com moderação.

Uma nutrição excelente é a base de uma dieta saudável.

Espero que tenham gostado desse post que coloquem em prática essas dicas para ter uma alimentação sadia e manter a saúde sempre em dia.

Grande abraço da equipe PPPV.

BAIXE GRÁTIS o E-book 30 Receitas Low Carb Fáceis de Fazer

30 receitas deliciosas e práticas pra te ajudar a perder peso

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *